segunda-feira, 8 de março de 2010

As sete dores de Maria Santíssima

É muito comum, no tempo de quaresma, nos voltarmos a meditar os sofrimentos de Nosso Senhor, e de certa forma, sofrer as dores de sua humilhante crucificação apenas por “piedade”, sem compreender, de fato, o valor do sofrimento.

Juntamente com as dores físicas de Jesus, somos chamados a meditar as dores espirituais de sua Santíssima Mãe, que, sempre ao seu lado, guardava tudo em Seu Coração.

A vida de dores de Maria, se meditarmos profundamente, começa na obediência a seus pais, pois Maria desejava permanecer virgem, como oferta a Deus, mas, por obediência e humildade, acata a vontade de seus genitores. E ainda, quando ouve a voz de Deus por meio do Arcanjo Gabriel, entrega-se a vontade do Senhor sem sequer pensar nas conseqüências.

Mas a vida de sofrimentos de Maria não pararia ali. Tão logo a vontade do Senhor fosse feita, e mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas, tendo o menino Deus em seus braços, em mais um ato de obediência, apresenta-o ao templo, conforme o costume, onde tem sua primeira grande dor: a profecia de Simeão. Junto a essa, tantas outras viriam, como a fuga dolorosa para o deserto, a fim de proteger a vida de seu amado filho, mas mais ainda, de garantir a Salvação para toda a humanidade.

Tendo salvado seu filho da morte prematura, passado alguns anos, a terceira grande dor de Maria se estende por três longos dias, sem saber por onde andava seu menino, que se perdera no meio da multidão. Seu reencontro marca mais uma virtude grandiosa dessa mulher cheia de graça: sua constante humildade. A mãe rebaixa-se ao filho, por compreender que naquela atitude se fazia a vontade de Deus.

Jesus torna-se um homem, deixa sua casa, e segue seu próprio caminho rumo à salvação do mundo. As quatro dores que seguem, talvez sejam as mais angustiantes, por ver a mãe seu amado filho flagelado, cheio de chagas, humilhado, esmagado pelo pecado do mundo inteiro, ser ainda colocado numa cruz, morto, transpassado por uma lança e sepultado. Maria encontrava-se sozinha! Seu amado filho, enfim, cumpria a vontade de seu Pai, e deixava esse mundo, e nele, sua amada Mãe.

Poderia Deus ter levado Maria para junto Dele, antes que qualquer desses acontecimentos viessem a ocorrer, mas é justamente na meditação do sofrimento dessa insuperável mulher, que Ele nos ensina virtudes que jamais poderíamos compreender apenas observando a vida de Jesus. As virtudes de Maria jamais superarão a divindade de Nosso Senhor, porém, se é a Jesus que buscamos seguir, é a Maria que devemos imitar, por ser aquela que primeiro acreditou, sendo a primeira cristã da história.

"A dor de ver transpassar o Coração de Jesus com a lança conferiu a Maria o poder de introduzir, em seu amável Coração, a todos aqueles que a ele recorrerem. Corramos todos à Maria, porque ela pode nos colocar dentro do Coração Santíssimo de Jesus Crucificado, morada de amor e de eterna felicidade!" (Padre Wagner Augusto Portugal – catequisar.com.br)

8 comentários:

  1. NOSSA É MUITO BOM APRENDER CADA VEZ MAIS SOBRE NOSSA MAEZINHA....FINAL DE SEMANA MARAAAAAAAVILHOOOOOOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Neste tempo quaresmal, é muito bom refletirmos e lembrarmos de todo caminho de sofrimento e de salvação de Nosso Senhor, mas como é profundo e me faz cada vez mais amar Nossa Senhora refletindo sobre as suas dores, as quais nos ensinam que nós também sofreremos na vida, mas é pelo amor do Senhor por cada um de nós e as virtudes de Nossa Senhora que nos ajudará a enfrentarmos os sofrimentos, e claro o nosso carisma que deve ser enraizado em nossa alma para que com ele também superemos as nossas dores e dificuldades.
    Deus abenções a todos
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Como é bom ser do Coração de Maria, ser desta mulher tão agradavel a Deus...
    É maravilhoso sabermos que quando carregamos nossa cruz ela esta lá, com um olhar sereno que penetra a alma e o coração... Santa Mãe de Deus rogai por nós os pecadores para que sejamos dignos da promessa de Cristo!!!

    Amo vocês!! meus queridos irmãos que me fazem ver alem dos meus limites, para superá-los!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa como foi bom poder compartilhar com todos o que aprendi sobre as sete dores de Maria. Me emocionei muito ao refletir sobre tudo o que ela viveu.
    Maria é linda e me orgulho muito de fazer parte de seu lindo coração. E ainda me orgulho dessa Comunidade que me faz tão feliz.
    Beijos para todos..Amo vc's!!!

    ResponderExcluir
  5. amoooooooooooooo muiiiiiiito...o Coração de Maria é maravilhosoooooooo

    ResponderExcluir
  6. Adorei o grupo no final de semana, onde pudemos conhecer mais virtudes do coração de nossa mãezinha! Através da Cruz e do sofrimento, chegaremos à salvação!
    Não vejo a hora de chegar o final de semana!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Meus irmãos, cada vez mais ando aprendendo sobre nossa Mãe MARIA SANTISSIMA; e assim estou vivendo a conviver as setes dores de MARIA.Na pregação da Flaviana senti muita a presença da MÃE em suas caminhadas junto a JESUS.
    Uma linda sexta feira a todos bjs de ale

    ResponderExcluir
  8. "A vida é apenas um sonho, em breve acordaremos e que alegria!... quanto mais nossos sofrimentos são grandes, tanto mais nossa glória será infinita".
    Santa Teresinha do Menino Jesus

    ResponderExcluir